AS BEM AVENTURANÇAS
“AS BEM-AVENTURANÇAS”
Objetivo: Identificar a VERDADEIRA FELICIDADE nos ensinamentos de Jesus
- Sob um novo olhar, a partir da Palavra, vou colocar-me nas mãos de Deus e contemplar Jesus, proclamando as bem-aventuranças.
Disse Jesus:
3.“Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos Céus!
4.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!
11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.

O Sermão da Montanha, introduzido pela proclamação das bem-aventuranças, é o programa do Reino dos Céus já presente entre nós. Elas constituem as virtudes de Jesus. São, segundo Santo Agostinho, uma regra perfeita de vida cristã. Nas bem-aventuranças encontramos valores universais, que podem ser entendidos e acolhidos por todos.
Nas bem aventuranças estão descritas as características doa seguidores de Jesus e as recompensas que lhes são prometidas. Destacamos a importância da humildade, mansidão, fome de justiça e outras virtudes como caminhos para a felicidade verdadeira e para o Reino dos Céus.
Jesus fala sobre quem entrará no Reino dos Céus, destacando a importância da justiça que supera a dos escribas e fariseus. Ele enfatiza que a entrada no reino não é apenas sobre seguir a lei superficialmente, mas sobre uma obediência genuína e um coração transformado, que se manifesta em boas obras e ensinamentos.
O que Jesus diz em Mateus 5:
Justiça maior que a dos escribas e fariseus:
Jesus adverte que a justiça necessária para entrar no Reino dos Céus deve ser mais profunda e autêntica do que a dos líderes religiosos da época, que se preocupavam mais com a aparência do que com a essência.
Obediência e ensino dos mandamentos:
Aquele que praticar e ensinar os mandamentos de Deus será considerado grande no Reino dos Céus.
Humildade e mansidão:
Jesus abençoa os humildes de espírito e os mansos, mostrando que a entrada no Reino também está ligada a características como humildade e mansidão, conforme Mateus 5:3-5.
Perdão e misericórdia:
Jesus destaca a importância do perdão e da misericórdia, mostrando que aqueles que são misericordiosos alcançarão misericórdia de acordo com Mateus 5:7.
Pacificadores:
Ser um pacificador também é uma característica dos que herdarão o Reino dos Céus.
Comprometimento com a justiça:
Jesus chama os seus seguidores a terem fome e sede de justiça, buscando seguir os seus ensinamentos e aprender mais sobre Ele.
Católica – Apaixonada por Jesus – Catequista – Mãe de dois filhos – Casada – Advogada – Especializada em Direito Matrimonial Canônico – A serviço do Rei Jesus E-mail: martavillela@hotmail.com Celular: (12) 98868-6949