Skip to content

Seguidores do Caminho

Catequese para jovens e adultos, regularização de sacramentos e vivência cristã.

Menu
  • Curiosidades e Milagres
  • Catequese
  • Doutrina
  • Santos e Afins
  • Tempo Litúrgico
  • Para Meditar…
Menu

CREDO – PROFISSÃO DE FÉ

Postado em 04/08/202204/08/2022 por Marta Villela

Qual o seu Credo? Em que você acredita?

A Igreja Católica estabeleceu desde o tempo dos Apóstolos qual a fé do povo cristão. Por isto é chamado o “Credo Apostólico”.

O Credo Apostólico se divide em 12 artigos:

1) Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do Céu e da Terra

“Nós, cristãos, ao dizermos ‘Eu creio’, estamos pronunciando a frase mais livre que nasce do coração do ser humano, porque ninguém pode obrigar alguém a crer em nada. A fé nasce da liberdade humana.

Eu dizer ‘eu creio’ quer dizer ‘eu aceito’, que confesso isso como uma verdade, um princípio para a minha vida”.

Eu creio:

  1. com o meu entendimento, vendo a criação;
  2. pela fé, que é dom de Deus.

2) E em Jesus Cristo, seu Único Filho, Nosso Senhor

Jesus é gerado pelo Pai e pela ação do Espírito Santo.

Jesus é da mesma natureza de Deus Pai. Nós fomos regenerados pelo batismo e nos tornamos filhos de Deus, não somos da natureza De Deus.

“Jesus, o filho de Deus, é a segunda pessoa da Santíssima Trindade. Ele é Deus Eterno e todo poderoso e ao mesmo tempo Criador e Senhor como o ‘pai’, que o fez homem para nos salvar.”

Jesus é de natureza humana e divina.

Natureza humana, pois foi semelhante ao homem em tudo, menos no pecado.

Natureza divina de Jesus:

Jesus, Salvador, consagrado, escolhido para nos salvar’

“Este é o meu Filho muito amado…” a Voz de Deus Pai no batismo de Jesus

– os milagres de Jesus são sinais da divindade de Jesus;

– a Tradição da Igreja revela que Jesus é Deus.

3) Que foi concebido pelo poder do Espírito Santo

 “A encarnação de Jesus, filho de Deus, é obra da bondade e do amor, e as obras que se procedem dessa forma são atribuídas ao Espírito Santo. Toda a Igreja acredita que Jesus Cristo é Deus Encarnado e homem ao mesmo tempo, de modo perfeito em ambas as naturezas”.

4) Nasceu da Virgem Maria

 “Refletimos aqui a concepção humana de Jesus, a Encarnação do Verbo. Jesus é Deus Verdadeiro, mas também quis conhecer a realidade dos homens,  nos salvar e ser nosso Santíssimo Redentor”.

Gálatas 4

Virgindade de Maria antes, durante e depois do parto

Dogma da Imaculada Conceição

5) Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado

“O Credo cita o governador da Judeia, Pôncio Pilatos, para contextualizar os fatos, servindo como um marco histórico, pois entre o ano 30 e 33 Cristo foi crucificado. Citá-lo traz credibilidade aos fatos pois Jesus era cidadão romano, e os judeus não podiam condenar ninguém à morte”.

6) Desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia

“Esse trecho representa o sinal Pascal do mistério do amor de Deus. Mostra a nós que Jesus foi a uma dimensão inferior, ao inferno, um estado de vida que se encontravam todos aqueles que morreram antes de Jesus. Ao se tornar homem, morrer e ressuscitar, Jesus permite que os mortos que estavam sob o pecado de Adão, alcançassem finalmente o seu estado originário a Deus, o Paraíso”.

7) Subiu aos céus, está sentado a direita de Deus Pai, todo poderoso

“Vemos a partida de Jesus da terra e seu retorno ao céu. Na ascensão Jesus subiu aos céus e retornou ao convívio da Santíssima Trindade mas não nos deixou órfãos, enviou o Espírito Santo para continuar a missão da Igreja e permaneceu na Eucaristia para continuar ao nosso lado como alimento e força para seguirmos com a nossa missão apostólica”.

8) De onde há de vir a julgar os vivos e os mortos

“Do fim do mundo, Jesus cheio de glória, majestade e misericórdia há de vir do céu para julgar todos os homens, os bons e os maus, para dar a cada um, um prêmio conforme a vida que levou, conforme o destino que lhe será proposto. No juízo universal, há de se manifestar a glória de Deus, a segunda vinda de Jesus será momento de glória pois todos hão de reconhecer a justiça com que Deus governa o mundo”.

9) Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos

“O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, é um espírito perfeito que pode tomar muitas formas e então se revelar a nós como vemos nas Sagradas Escrituras. Ele se manifesta na forma de sopro, de fogo, de pombo, é o espirito de Deus que age na humanidade e nos inspira”

10) Na remissão dos pecados*, na ressurreição da carne, na vida eterna.

“Essas três citações correspondem aos fundamentos da religião cristã e trazem o sinal da nossa vida futura ao crer que seremos redimidos por Jesus, que ressuscitaremos na carne e teremos a vida eterna ao lado dele.”

* Remissão significa perdão.

Jesus virá para trazer a Redenção a todo ser humano, ou seja, para nos salvar, nos resgatar de nossos pecados.

Redimido: salvo, perdoado, reabilitado, remido, resgatado.

11)  na ressurreição da carne

A fé da Igreja na ressurreição da carne tem Jesus como modelo. Pelo batismo, o cristão é inserido e incorporado à morte e à Ressurreição de Cristo. E, com isto, é configurado a esta nova vida. Como Cristo ressuscitou, assim também nós ressuscitaremos no fim do mundo, voltando a unir nossa alma ao nosso corpo, para nunca mais se separar e morrer. Esta transfiguração do corpo para ressuscitar é preparada pela nossa participação nos sacramentos, especialmente na Eucaristia. Assim, o corpo de cada um de nós já é ressonância de eternidade. O que é a morte? É a separação da alma e do corpo. Com a morte, a alma se separa do corpo. E o que é ressurreição da carne? No último dia, Deus restituirá a vida ao corpo, e este se junta novamente à alma. Para que ressuscitará nosso corpo? Nosso corpo ressuscitará para ser julgado juntamente com nossa alma e receber o prêmio ou castigo eterno, segundo tenham sido as obras que fizermos aqui na terra.

“Deus não é o Deus dos mortos, mas dos vivos” (Mc 12,27).  Jesus depois de ressuscitado, comeu com seus discípulos (Lc 24,42), mandou Tomé colocar os dedos em suas chagas (Jo, 20,27) e, finalmente, disse: “vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede. Um espírito não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho” (Lc 24,39).

12) na vida eterna – O Símbolo Apostólico termina afirmando a nossa fé em que, depois desta vida passageira, há “Outra Vida”, que é eterna. “Deus não é  Deus dos mortos, mas dos vivos” (Mc 12,27). 

Amém

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a autora

Marta Villela

Católica – Apaixonada por Jesus – Catequista – Mãe de dois filhos – Casada – Advogada – Especializada em Direito Matrimonial Canônico – A serviço do Rei Jesus
E-mail: martavillela@hotmail.com
Celular: (12) 98868-6949

Ver todos os posts

Posts recentes

  • Quem são os “Seguidores do Caminho”?
  • Oração com o Papa Leão XIV “Para crescer na compaixão pelo mundo”
  • O Santo Rosário
  • Da escuridão à Esperança
  • Jesus: único intercessor?

Categorias

  • Catequese
  • Curiosidades e Milagres
  • Doutrina
  • Para Meditar…
  • Santos e Afins
  • Tempo Litúrgico

A Catequese busca levar ao catequisando, criança, jovem ou adulto, a ter uma vivência cristã, através do conhecimento de Jesus Cristo e da doutrina católica. O conhecimento traz fundamento à fé e ajuda o catequisando a viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, promovendo a transformação a Comunidade.

© 2025 Seguidores do Caminho | Powered by Superbs Personal Blog theme