Skip to content

Seguidores do Caminho

Catequese para jovens e adultos, regularização de sacramentos e vivência cristã.

Menu
  • Curiosidades e Milagres
  • Catequese
  • Doutrina
  • Santos e Afins
  • Tempo Litúrgico
  • Para Meditar…
Menu

É Sábado Santo ou Sábado de Aleluia?

Postado em 08/04/202308/04/2023 por Marta Villela

É Sábado Santo ou Sábado de Aleluia?
Ambos. Durante a Quaresma não se diz o Aleluia nas celebrações religiosas, nem se colocam flores na igreja, não devem ser usados muitos instrumentos musicais e não se canta o Hino de Louvor (Glória) nas missas. No final da Semana Santa, após esse tempo de sacrifício e penitência volta o tempo de louvor.
Após o entardecer do Sábado Santo, o Aleluia, textualmente em hebraico: “Louvar-nós-Deus” (Haççeç-u-Ya), volta a ser entoado nas igrejas ao cair da noite. O Sábado Santo é o dia do retorno do aleluia, é o Sábado do Aleluia, do retorno da louvação. Esse sábado todo é santo, mas de aleluia ele é mesmo a partir do anoitecer. À meia-noite, depois da Vigília Pascal, sai a procissão de Aleluia, em diversas localidades, e anuncia o Domingo da Ressurreição. Aleluia!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a autora

Marta Villela

Católica – Apaixonada por Jesus – Catequista – Mãe de dois filhos – Casada – Advogada – Especializada em Direito Matrimonial Canônico – A serviço do Rei Jesus
E-mail: martavillela@hotmail.com
Celular: (12) 98868-6949

Ver todos os posts

Posts recentes

  • Quem são os “Seguidores do Caminho”?
  • Oração com o Papa Leão XIV “Para crescer na compaixão pelo mundo”
  • O Santo Rosário
  • Da escuridão à Esperança
  • Jesus: único intercessor?

Categorias

  • Catequese
  • Curiosidades e Milagres
  • Doutrina
  • Para Meditar…
  • Santos e Afins
  • Tempo Litúrgico

A Catequese busca levar ao catequisando, criança, jovem ou adulto, a ter uma vivência cristã, através do conhecimento de Jesus Cristo e da doutrina católica. O conhecimento traz fundamento à fé e ajuda o catequisando a viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, promovendo a transformação a Comunidade.

© 2025 Seguidores do Caminho | Powered by Superbs Personal Blog theme