Skip to content

Seguidores do Caminho

Catequese para jovens e adultos, regularização de sacramentos e vivência cristã.

Menu
  • Curiosidades e Milagres
  • Catequese
  • Doutrina
  • Santos e Afins
  • Tempo Litúrgico
  • Para Meditar…
Menu

O DÍZIMO NA COMUNIDADE DE FÉ

Postado em 02/06/202203/06/2022 por Marta Villela
Os Apóstolos tinham atos concretos de amor, de vida em Comunidade. O dízimo é partilha é expressão de amor ao próximo. Como amar a Deus se não amar o próximo?

O mês de junho é tido em nossa Diocese como o mês dedicado à conscientização e reflexão acerca do Dízimo.

“O dízimo é um ato de fé que nos faz ajudar a Igreja na obra de evangelização”.

Ato de fé “é algo que nós fazemos porque cremos em Deus. E ter fé é acreditar em Deus e fazer as coisas que Ele nos pede para fazer”. Atos de fé que costumamos fazer: rezar o terço, dar esmola, ir à missa, fazer penitência etc… Dar o dízimo também é um ato de fé.

Não é correto dizer: “PAGAR o dízimo”. A forma correta de se dizer é “DEVOLVER” ou “CONTRIBUIR” com o dízimo, pois se trata de uma devolução feita a Deus, em espírito de fé e gratidão, de uma parte de tudo aquilo que Ele mesmo nos concedeu.

Malaquias 3,10. “Trazei ao tesouro do templo o dízimo integral, para que haja recursos na minha casa. Fazei comigo esta experiência – diz o Senhor dos exércitos. Vamos ver se não abro as comportas do céu, se não derramo sobre vós minhas bênçãos de fartura […].”

No Antigo Testamento, Deus pedia 10% dos rendimentos das colheitas para serem ofertados ao Templo. Esse é o significado da palavra “dízimo”, que vem de “dez”, ou seja, é a décima parte de tudo o que se plantava e colhia.  

Tratava-se de um mandamento da Lei antiga. O povo judeu estava obrigado a esse preceito da lei; 

Na Nova Aliança, com a vinda de Jesus, o dízimo passa a ter outro significado.

“O dízimo é um ato de fé que nos faz ajudar a Igreja na evangelização”.

Por que precisamos ajudar a Igreja?  Porque somos seus membros. Depois do nosso Batismo, tornamo-nos membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja. E ser membro da Igreja é tornar-se corresponsável por ela.

 “Ajudar a Igreja em quê?”  “na obra de evangelização.”  Depois de ressuscitar, Jesus apareceu a seus discípulos e deu-lhes a missão de anunciarem a Palavra de Deus a todos os povos (Mt 28,19-20). Isto é evangelizar: conduzir as pessoas ao conhecimento e vivência dos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando contribuímos com o dízimo, estamos proporcionando à Igreja as condições materiais necessárias para que a Palavra de Deus chegue a mais pessoas.

O dízimo é utilizado para: a) Fazer a manutenção das estruturas físicas da Igreja (água, luz, telefone, internet, aluguel de imóveis, objetos litúrgicos, materiais de limpeza, encargos trabalhistas dos funcionários, transporte etc). Essa finalidade é chamada de dimensão eclesial do dízimo. b) Ajudar na formação dos futuros sacerdotes (manutenção do seminário diocesano) e contribuir financeiramente com as missões que acontecem pelo mundo. Chamamos essa finalidade de dimensão missionária do dízimo. c) Auxiliar materialmente as pessoas em situação de vulnerabilidade social da nossa diocese.

Parte do que é arrecadado nas paróquias destina-se ao órgão caritativo da Diocese (Caritas Diocesana), que ajuda financeiramente os mais pobres. Essa finalidade é chamada de dimensão caritativa do dízimo.

Embora o nome da contribuição que fazemos à Igreja seja “dízimo” (décima parte), não existe a obrigação, no Novo Testamento, de se devolver, estritamente, 10% do que recebemos. É preciso dizer que nós seguimos o que São Paulo ensina em 2 Cor 9,7:

“Que cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois  “Deus ama quem dá com alegria”.

Diferença entre dízimo e oferta: Enquanto o dízimo é uma contribuição mensal e comprometida destinada à evangelização, a oferta é uma doação esporádica, feita sem regularidade, por vontade pessoal do fiel.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a autora

Marta Villela

Católica – Apaixonada por Jesus – Catequista – Mãe de dois filhos – Casada – Advogada – Especializada em Direito Matrimonial Canônico – A serviço do Rei Jesus
E-mail: martavillela@hotmail.com
Celular: (12) 98868-6949

Ver todos os posts

Posts recentes

  • Quem são os “Seguidores do Caminho”?
  • Oração com o Papa Leão XIV “Para crescer na compaixão pelo mundo”
  • O Santo Rosário
  • Da escuridão à Esperança
  • Jesus: único intercessor?

Categorias

  • Catequese
  • Curiosidades e Milagres
  • Doutrina
  • Para Meditar…
  • Santos e Afins
  • Tempo Litúrgico

A Catequese busca levar ao catequisando, criança, jovem ou adulto, a ter uma vivência cristã, através do conhecimento de Jesus Cristo e da doutrina católica. O conhecimento traz fundamento à fé e ajuda o catequisando a viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, promovendo a transformação a Comunidade.

© 2025 Seguidores do Caminho | Powered by Superbs Personal Blog theme